Mudando cores, aumentando eficiência, dimunuindo custos
30, março de 2021
Grandes quantidades de scrap plástico a sucata tem um impacto negativo na rentabilidade dos moldadores. Desperdício de resina plástica devido ferramentas mal projetadas, capabilidade de processo, qualidade da resina, alterações de cor e contaminação do produto são frustrantes os negócios das empresas que buscam ser mais eficientes com os materiais.
O aumento da frequência de mudanças de material e cor causadas pela metodologia de produção just-in-time é frequentemente a raiz do problema. Com a crescente demanda dos clientes por uma ampla variedade de produtos personalizados, muitas empresas precisam aprender a gerenciar as crescentes taxas de scrap de plástico. Uma das melhores maneiras de reduzir o scrap é aumentar o foco nas operações de purga.
Por exemplo, reduzir o tempo necessário para purgar uma prensa de moldagem por injeção de 500 toneladas com um valor de hora maquina estimada de R$ 98 por hora em 10 minutos por dia resulta em R$ 5.486 em economia por ano.
A purga de máquinas de moldagem de injeção com pouco material em um período mínimo de tempo influencia a competitividade de muitos moldadores. Quando você considera o custo total dos métodos de purga escolhidos, isso se torna uma vantagem significativa.
Usando a purga preventiva para reduzir as taxas de scrap.
A purga preventiva é uma prática recomendada para os moldadores que trabalham para reduzir o scrap . Considere o seguinte exemplo de um moldador de injeção automotiva de nível 1 (Tier1) que estava apresentando altas taxas de scrap :
As taxas de scrap de uma empresa de moldagem estavam na faixa de 10 a 15% quando decidiram realizar uma investigação. Durante o estudo, o moldador registrou as taxas de defeitos e descobriu que o número de defeitos aumentava constantemente após a limpeza manual das roscas.
A única opção da empresa foi tirar a rosca pela segunda vez, mas a taxa de defeitos inevitavelmente aumenta novamente até que eles adotassem um regime preventivo de purga. Como o moldador otimizou o tempo de seu programa preventivo, eles reduziram as taxas de scrap para menos de 1%.
O primeiro passo necessário para os moldadores que apresentam altas taxas de scrap , é mapear seu número de defeitos e investigar se uma programação de purga preventiva faz a diferença.
Usando uma quantidade adequada de agente de purga
Uma causa comum do aumento das taxas de scrap é a purga insuficiente durante o tempo de parada e as trocas. Quando os moldadores não usam composto de purga suficiente, as taxas de rejeição aumentam.
Os moldadores devem interromper a prática de usar uma quantidade predeterminada de composto de purga para cada purga. Algumas empresas dizem aos operadores de máquinas para usar uma quantidade específica de agente de purga, adotando uma abordagem de quantidade fixa .
No entanto, a quantidade necessária de composto de purga para cada troca varia de acordo com a situação. Por exemplo, quanto mais tempo se passou desde a retirada da rosca e a limpeza manual, mais os moldadores veem em seu sistema , a contaminação .
Especialmente no caso de máquinas de moldagem por injeção, o carbonização tende a se acumular em áreas de baixa pressão (pontos mortos) de máquinas de moldagem por injeção, como as seguintes:
- bico de injeção .
- Zona de mistura da rosca • Pontos da câmara quente
- ponteiras (chupeta)
- Aberturas de ventilação (venting).
Após cada purga, a máquina deve ser cuidadosamente inspecionada para garantir que foi purgada o suficiente.
Os fabricantes de plásticos devem treinar os operadores das máquinas de moldagem a purgar até que a limpeza esteja concluída, dentro de uma certa faixa de tolerância, antes de entrar em contato com um supervisor. Não é recomendável colocar uma máquina de volta à produção após o uso de uma quantidade predefinida de composto de purga.
Como usar compostos de purga com purga mecânica
> Ao usar um composto de purga para obter uma purga suficiente, existem três dicas básicas que os operadores devem seguir:
> Use a velocidade máxima segura da rosca ao purgar e deslocar o composto de purga
> Use a contrapressão máxima segura ao purgar e deslocar o composto de purga
> Mantenha a rosca completamente para a frente enquanto estiver limpando
O uso de alta velocidade e contrapressão da rosca causa maior agitação e turbulência, o que aumenta os recursos de agitação e limpeza do composto de purga. Além disso, manter a rosca para a frente concentra a agitação do parafuso e do composto de purga na extremidade frontal da máquina, onde os depósitos de cor e carbono costumam ser um problema.
Redução de scrap com limpeza manual
Um componente crítico da purga da máquina de moldar é a limpeza manual completa da rosca . Se roscas, barris, bocais, matrizes ou matriz não foram limpos por um longo tempo, um composto de purga pode não ser suficiente para reduzir as taxas de scrap . Os compostos de purga funcionam melhor quando usados como medida preventiva em vez de medida reativa. Como último recurso, os operadores de máquinas devem limpar tudo manualmente e, em seguida, implementar um programa de limpeza (usando composto de purga ).
Dificuldade em iniciar após paradas de fim de semana
No final da semana de trabalho, muitos operadores de máquinas de moldagem simplesmente desligam os aquecedores de barril e acreditam que esse é um desligamento eficaz. Ao iniciar a máquina na segunda-feira de manhã, as taxas de scrap são altas e leva muito tempo para iniciar a produção.
É um equívoco comum que desligar o calor faça com que a resina esfrie e solidifique inofensivamente. Na realidade, pode levar horas para que o plástico no barril esfrie o suficiente para parar a degradação. Durante esse período, a carbonização se forma no canhão e adere às superfícies metálicas.
Quando os operadores desligam o calor com o plástico no canhão na noite de sexta-feira, a carbonização se acumula no fim de semana e retarda a produção na segunda-feira de manhã. A solução mais eficaz é selar a rosca e o canhão antes do desligamento.
Implementando a selagem semanal
A vedação envolve o uso de um composto de purga estável ao calor durante as paradas e o tempo de inatividade prolongado, incluindo períodos de manutenção preventiva ou trocas de molde. A resina sensível ao calor é deslocada por um composto de purga que impede a entrada de oxigênio na rosca e no canhão enquanto a purga esfria.
No momento da partida , os moldadores devem usar outra capacidade do canhão de purga no sistema e mudar para a próxima resina. Em pouco tempo, a produção estará no caminho certo.
A vedação semanal também diminui a necessidade de purga de manutenção. A carbonização ocorre se a resina é mantida sob calor na presença de oxigênio. No entanto, o grau de carbonização varia em cada situação. Algumas resinas entram em uma zona de perigo (degradação) mais rapidamente que outras.
Embora a limpeza regular e preventiva da manutenção seja aconselhável, é altamente benéfico usar um composto de purga estável ao calor para paradas e vedações temporárias ou prolongadas.
Limpeza do bico e do anel de vedação
Depois de concluir os procedimentos gerais de purga para limpar o parafuso e o barril, recomenda-se que os moldadores carreguem a máquina com uma pequena quantidade de composto de purga e realizem breves injeção de alta velocidade.
Essa ação insere os compostos de purga em áreas apertadas(estreitas) e em locais de difícil acesso que um agente de purga não poderia acessar de outra maneira. Áreas adicionais da sua máquina de moldagem também se beneficiam dessa técnica.
Os bicos misturadores são bem conhecidos por terem suspensão de cor e suspensão de material degradado devido ao design. É importante que você limpe bem as máquinas para evitar altas taxas de scrap .
CAMERA QUENTE.
Os fornecedores de compostos de purga recomendam procedimentos diferentes para limpar as câmaras quentes. Alguns desmoldantes molde não são apropriadas para a limpeza de câmaras quentes, portanto, os fabricantes de plásticos devem levar isso em consideração ao tomar uma decisão de compra.
Outros compostos de purga, no entanto, podem ser usados no método de molde fechado ou molde aberto, dependendo das resinas processadas, do design do molde e da dificuldade de limpeza.
É uma prática recomendada aumentar as temperaturas da câmera quente , particularmente as temperaturas da porta, para ajudar a soltar os depósitos durante a purga. Injeção(tiros) curtos e de alta velocidade também são úteis ao purgar usando procedimentos de molde aberto.
Para purgar canais quentes com válvula, os operadores de máquinas devem fechar todos os canais e colocar os pinos em uma posição fechada para purgar canais problemáticos individualmente. Essa técnica faz com que seja aplicada maior pressão a cada canal e permite uma limpeza mais completa.
Os procedimentos corretos de purga são fundamentais para manter as máquinas de moldagem termoplásticas funcionando com eficiência. Para uma limpeza mais eficaz, siga estas dicas e técnicas ao limpar e realizar a limpeza manual.
Os moldadores que têm dúvidas sobre como reduzir as taxas de scrap e o tempo de parada da máquina devem continuar pesquisando as melhores práticas de purga. Um especialista do setor também é capaz de oferecer orientações sobre procedimentos de limpeza preventiva e de manutenção.