Carregando...

Purga de compostos e eficiência do processo

06, abril de 2021

Cada vez mais, os processadores de plásticos estão usando compostos de purga comerciais para limpar seus sistemas e ajudá-los a mudar de um produto para outro da maneira mais eficiente possível. Mas os compostos de purga de qualidade não são baratos, nem são uma solução independente.

 

Em muitos casos, os compostos de purga eficazes e de qualidade custam mais por kg do que as resinas que estão limpando, o que é desconcertante para alguns gerentes de instalações que precisam trabalhar com um orçamento apertado. Eles também exigem os seguintes processos específicos para fazer a transição entre cores e resinas com tempo de parada mínimo.

 

A relação entre os compostos de purga e o processo

Se ao menos fosse tão fácil quanto derramar um composto de purga na sua máquina de moldagem por injeção, aí você senta  e assiste  a mágica acontecer. A realidade, no entanto, é que cada tipo e grau de composto de purga se comporta de maneira diferente sob diferentes temperaturas, pressões e tempos de imersão.

 

É por isso que é importante fazer parceria com um fabricante de composto de purga que analisa seus processos de um ponto de vista holístico (“como um todo”) antes de fazer as melhores recomendações para o seu tipo de máquina. Além de recomendar a classe de composto de purga adequada, seu fornecedor também deve fazer recomendações para maximizar o desempenho.

 

Então, como você pode, como processador de plásticos, dizer que o composto de purga e seus processos estão funcionando bem juntos?

O indicador óbvio é que suas trocas são rápidas e eficientes. No entanto, as melhorias reais são reveladas nos dados. É vital que você monitore e acompanhe os resultados de suas novas implementações de processos.

 

A purga preventiva reduz as taxas de defeitos.

Um moldador automotivo de nível 1 estava tendo altas taxas de sucata e começou a registrar os dados das taxas de defeitos ao longo do tempo. Eles descobriram um padrão em que as taxas de defeitos diminuíam a cada vez após a limpeza manual da rosca , mas subiam rapidamente novamente em dois meses. Eles implementaram um novo programa de limpeza usando o ASACLEAN em outubro. Isso ajudou a reduzir as taxas de defeitos constantemente para bem abaixo de 1%.

 

Erros comuns a serem evitados durante o processo de limpeza. Existem três erros comuns que os processadores de plásticos cometem ao tentar limpar:

  1. Usando uma resina virgem mais barata ou moídos para purgar

Em um esforço para economizar dinheiro, os fabricantes de plásticos acreditam que o uso de uma resina virgem mais barata resolverá seus problemas de purga antes de usar um composto de purga comercial de alta qualidade. No entanto, isso tende a piorar ainda mais os problemas de limpeza.

 

Os métodos de purga “velha escola ”, como limpar  a máquina com a próxima resina ou moídos , consomem tempo, desperdiça material e são ineficazes na remoção de cor e carbonização . Estes materiais não foram projetados para limpar máquinas. Ao usar resinas moídas ou virgens para purgar, o material simplesmente cria outra camada sobre quaisquer resinas, depósitos de cor ou material carbonizado dentro do canhão.

 

  1. Selecionando um composto de purga com base nos critérios incorretos

A seguir, estão alguns exemplos de como você pode selecionar (e avaliar) um composto de limpeza com base no conjunto errado de padrões:

  • Determinar o valor geral de um composto de purga com base apenas no preço por kg
  • Não sabendo quais são seus custos atuais de limpeza antes de avaliar uma purga comercial de eficácia no seu processo.
  • Não considerar outros fatores críticos de purga, como tempo de parada da máquina, quantidade de purga necessária para uma limpeza eficaz, quantidade de resina de reposição necessária para remover a purga da máquina e as taxas de sucata

 

  1. Não segue os procedimentos de purga recomendados pelo fornecedor

Isso não pode ter chegado no limite : Você deve documentar instruções específicas para compartilhar com qualquer pessoa envolvida nos seus procedimentos de limpeza.

 

Você ficaria surpreso com quantas instalações existem por aí apenas ... funcionando. Eles não têm processos de purga documentados nas máquinas, nem monitoram seus processos de purga.

 

Quando você não tem consistência nas práticas de purga - de pessoa para pessoa e de turno para turno - não deve esperar grandes resultados. É um erro enorme e caro deixar instruções e orientações de especialistas e fabricantes do produto fiquem desconhecidos.

 

Além disso, deixar de  contar com o representante do composto de purga para obter conselhos é prejudicial à melhoria do processo. UMA fraqueza comum na tentativa de otimizar o processo é falta de conhecimentos gerais de processamento ou desconhecimento do conceito de história térmica  ou formas de minimizar a degradação da resina. Treinamento e educação contínuos não são opcionais.

 

A seguir, é apresentado um problema muito comum para processadores de plástico que estão implementando um novo composto de purga em seu processo:

Seus procedimentos de purga começam a ser seguidos à risca, com resultados consistentemente excelentes. No entanto, pouco a pouco, são feitas alterações no pessoal ou são feitas adaptações nesses procedimentos até que os procedimentos não sejam mais os mesmos. Eventualmente, esses excelentes resultados pelos quais você estava tão feliz agora são inconsistentes e todos estão perguntando: "O que aconteceu?"

 

É por isso que o treinamento e a educação contínuos são um fator crítico para manter a eficiência do processo de purga sustentável.

 

Embora o fabricante do composto de purga deva oferecer várias maneiras de treinar seus funcionários (no local e fora) nos procedimentos adequados de purga, há algumas coisas que você pode fazer internamente para implementar o treinamento de maneira contínua e eficaz.

 

Implementando processos corretos de limpeza

A REGRA DOURADA DE MANUTENÇÃO DE PROCEDIMENTOS ADEQUADOS PARA PURGING: Estabeleça um processo e documente-o.

 

Se você perceber novas melhorias que deseja que todos comecem a implementar, atualize o documento. Mantenha o documento de configuração do processo na máquina e monitore o processo algumas vezes por turno. Observação: se você tiver uma pequena janela de processo ou estiver produzindo peças com tolerância estreita, será necessário monitorar com maior frequência.

 

A SEGUNDA REGRA DE MANUTENÇÃO DE PROCEDIMENTOS DE PURGING ADEQUADOS: Monitore as variáveis ​​para identificar uma série de problemas.

 

As variáveis ​​incluem, mas não se limitam a, problemas com a máquina, tais como: • Desgaste excessivo na rosca , canhão  e anel de bloqueio

  • problemas de perda de pressão
  • Temperatura real do molde
  • Fluxo de refrigeração nas ferramentas
  • Encanamento incorreto das linhas de refrigeração
  • Acúmulo de contaminação dentro do sistema de refrigeração

 

O que procurar ao estabelecer parceria com um fabricante de compostos de purga

Ofertas de produtos compostos de purga de qualidade. Qualquer processo de purga eficaz começa com uma linha inovadora e de qualidade dos tipos de produtos compostos para purga. Aqui estão alguns fatores a serem considerados:

 

  • Procure um fabricante que ofereça uma ampla variedade de tipos de compostos de purga mais adequados às suas necessidades específicas de purga.
  • Qualifique que os compostos de purga foram projetados especificamente para a purga de resina para facilitar rapidamente as mudanças de material e cor
  • Pergunte ao fabricante se eles fornecem instruções detalhadas e passo a passo e dicas de remoção para ajudar a otimizar seu processo.
  • Experimente uma amostra para garantir que os compostos de purga ofereçam mais poder de limpeza e desempenho superior do que outros produtos no mercado.

 

Suporte técnico: a espinha dorsal de um processo eficiente de purga

 

Para garantir que os compostos e processos de purga utilizados em conjunto, você precisa de um alto nível de suporte técnico do seu fornecedor. Quando você tiver dúvidas sobre uma determinada instrução ou seleção de série, poderá conectar-se a um especialista em minutos. Caso contrário, você poderá experimentar o tempo de parada  da produção que simplesmente não pode suportar.

 

GOSTOU DESSE CONTEÚDO? Então siga-nos nas redes sociais para receber novidades semanalmente!

Instagram
Facebook
LinkedIn

VOLTAR
OUTROS ARTIGOS

20 / ABR

8 dicas para a indústria de plástico crescer na crise

13 / ABR

Como o treinamento insuficiente de purga está lhe custando

30 / MAR

Mudando cores, aumentando eficiência, dimunuindo custos

25 / MAR

5 dicas do composto da purga na aplicação da moldagem

FAÇA UM TESTE GRÁTIS

PROCESSO: